quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Toxoplasmose em grávidas: tire suas dúvidas!





Muito se ouve falar sobre a toxoplasmose em gravidas, mas poucas são as vezes que ha reais esclarecimentos sobre a doença e sua forma de contaminação, que geralmente é atribuída aos gatos, gerando assim um preconceito muito grande com os bichanos e muitos abandonos dos mesmos quando uma mulher engravida.
Eu tenho dois Gatos, um macho, o Gaara, que é um gato especial, por ser cego mas totalmente independente e uma fêmea, a Zooboo, que é a gata mais colorida e doce do universo.
Tenho dois filhos e estou a espera da minha pequena Isabella, e sempre tive gatos, e outros animais de estimação, e o contato com os mesmos sempre foi intenso, pois dormem comigo, se aconchegam no sofá, sobem no meu colo, a Zooboo inclusive dorme encima da minha barriga, tentando se equilibrar entre os chutes e solavancos da bb, mas esta sempre lá comigo.
Enfim, para que possamos entender um pouco sobre esse assunto, vamos começar pela doença em si.
Afinal de contas o que é a toxoplasmose?
Trata-se de doença infecciosa causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii. Este protozoário é facilmente encontrado na natureza e pode causar infecção em grande número de mamíferos e pássaros no mundo todo.

Porque é conhecida como "a doença de Gato"
A toxoplasmose é também conhecida como doença do gato por ser normalmente transmitida pelas fezes deste animal.

Quais os riscos da doença para uma gestante?

A importância da doença durante a gestação é o risco elevado de comprometimento fetal. Pode ocorrer: 
 
abortamento

crescimento intra-uterino retardado (o feto cresce menos que o normal)

morte fetal (morte após 20 semanas de gestação)

prematuridade (nascimento antes de 37 semanas)

malformações diversas: microftalmia (olhos pequenos), micro-encefalia (cabeça pequena), hidrocefalia, retardo mental, pneumonite, hepato-esplenomegalia (aumento com alteração da função do fígado e do baço), lesões de pele e calcificações dentro do cérebro.

Quais são as reais formas de contaminação? O gato é o principal transmissor?
Ao contrario do que muitos pensam, não é o contanto com o Gato que transmite a doença, o fato de você ter um bichano em casa e acaricia-lo não vai fazer com que você contraia a toxoplasmose.
As principais formas de contagio são: 

O contágio se dá por contato com água, cocô, terra e alimentos contaminados, como carnes, frutas, verduras e legumes.
· O jeito mais comum de pegar é nos tanques de areia de parquinhos infantis.

· O bichinho da toxoplasmose só cresce nas fezes expostas por mais de três dias - e você só pega se puser a mão na boca!
· Se você tem gato, limpe a caixa de areia diariamente usando luvas.

· Também evite ingerir carne crua ou malpassada, desinfete frutas, verduras e legumes e use luvas ao cuidar do jardim.


Ou seja, o gato, assim como vários animais domésticos, podem transmitir a doença, mas através da suas fezes, e isso é muito raro, visto que normalmente quem tem animais domésticos  principalmente os felinos, sempre mantem níveis adequados de higiene no ambiente em que os bichinhos vivem.
Então, que fique muito bem esclarecido, que os gatos não são vilões nos casos de toxoplasmose, e que o cuidado para evitar a doença é de nossa total responsabilidade.
Aproveitando para dizer que amo meus gatos, assim como todos os animais do mundo, sejam eles domésticos ou silvestres, e que Animal de estimação é tudo de bom...



Nenhum comentário:

Postar um comentário