segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Carreira e Maternidade - Superando desafios.

Todo mundo conhece várias supermães, que conciliam carreira e filhos com maestria. Aquelas, que mesmo com todas as conquistas da mulher no mercado de trabalho, não abrem mão de tomar para si a responsabilidade de cuidar dos filhos. Conciliar profissão e familia é sim um grande desafio. Muitas mães dão prioridade à profissão, esperando um momento em que estejam mais consolidadas na carreira antes de partir para a constituição da família. Mas hoje em dia cresce o grupo de mães que estão priorizando os filhos. E isso não significa necessariamente parar de trabalhar e ficar se dedicando só à familia, como as mulheres de antigamente. Tem muitas que só fazem algumas adaptações na rotina, e outras que até mudam de carreira.
Nos dias atuais, esta cada vez mais difícil se manter um bom padrão de vida, com só um dos cônjuges trabalhando para gerar o sustento da família, isso analisando, mulheres casadas, sem contar, o grande numero de mães solteiras, que muitas vezes se vêem obrigadas a sustentar seus filhos sozinhas.
Mas se formos analisar a situação para concebermos, certamente nunca teríamos o momento oportuno, pois filhos nos tomam todo o tempo, desde o inicio da gravidez nos vemos envolvida prioritamente com o desenvolvimento do feto e todas as outras coisas pertinentes a uma gestação.
Então fica realmente difícil, saber quando devemos deixar de nos focar 100% na carreira profissional, para nos dedicarmos a maior e mais linda profissão de todas, que é a de ser Mãe.
Confesso que abdiquei de muitas coisas para poder criar meus filhos, e agora, quando tudo estava encaminhado e eu bem resolvida em relação ao que eu "queria ser quando crescesse" me aparece a minha pequena Isabella.
Bem como a vida nem sempre é feita de escolher, e quando nos vemos já estamos em um caminho sem volta, estou eu aqui novamente, voltada totalmente para a maternidade, ciente de que dificilmente voltarei a trabalhar fora antes da minha princesa completar pelo menos três anos de idade, fácil não será, pois realmente tenho muitos planos e projetos para minha carreira profissional, mas no momento, estou executando a maior tarefa a mim atribuida: Ser Mãe...

2 comentários:

  1. Gostei do seu texto. Estou vivendo este dilema!!

    Renata do blog www.descobrindoamaternagem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentario, realmente não é facil sabermos qual o tempo certo para ser mãe, mas na maioria das vezes a vida decidi por nós...

    ResponderExcluir