quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Cesarea Eletiva

                                                
O termo cesárea eletiva é utilizado para designar o parto feito com agendamento prévio, seja indicado pelo médico que pode ver a necessidade devido a problemas durante a gestação, ou algum tipo de risco para a mamãe ou o bebê, e também aquelas marcadas a termo, para comodidade dos Pais, que podem se programar para o tão esperado dia, sem surpresas de saírem correndo no meio da noite para o hospital, e na maioria dos casos, a comodidade do médico, que pode programar toda a sua agenda se baseando em partos agendados, sem ter o risco de serem "incomodados" no meio de uma festa para ir ao hospital realizar um parto.
Todos que acompanham o Blog, sabem que sou totalmente a favor dos partos naturais, e que um grande desejo que tenho, seria o de parir naturalmente, um parto vaginal, como mamífera que sou.
No entanto, em minha ultima consulta do pré natal meu medico me encaminhou para uma cesárea eletiva, a qual agendei hoje, para daqui duas semanas; Não posso negar minha frustração e o medo que estou sentindo dessa cesariana, no entanto, devido a todos os problemas de saúde, e mais a gestação de alto risco, sei que esse é o melhor caminho para mim e minha pequena, confio muito no meu médico e tenho certeza de que essa indicação, permite que tanto eu quanto a minha pequena tenhamos todo aparato no momento do seu nascimento, sempre defenderei o Parto natural, deixando bem claro, que não se trata de preconceito com cesarianas, afinal estou indo para a terceira, e sim por achar muito mais seguro, simples, de fácil recuperação e como o próprio nome já diz, Natural, Normal, como fomos projetadas para Parir.
As cesarianas sendo necessárias, como no meu caso, onde o parto normal ofereceria riscos a minha vida e a da minha pequena, ou nos casos de mães contaminadas com vírus HIV, ou aquelas que possuem doenças sexualmente transmissíveis com lesões que podem contaminar o bebe, devem sim serem realizadas e respeitadas, pois os médicos nos acompanham a gestação inteira exatamente para garantir a segurança e tranquilidade durante a gestação e durante o parto.
Quero registrar que apesar de ser totalmente contra cesariana desnecessárias, devemos sempre enfatizar que existem casos e casos, e que as pessoas devem sempre manter o respeito sobre o assunto, pois li diversos posts falando sobre a cesariana eletiva, quase que crucificando as mães que assim optaram ou por necessidade ou realmente por comodidade, medo da dor do parto, enfim, cada um tem o seu motivo, e o fato de parirmos naturalmente ou por intervenção cirúrgica em momento algum nos tornam mais ou menos mulheres ou mães, como li em alguns blogs ou comunidades de parteiras, creio que o parto natural deve ser algo incrível, um momento único e emocionante, no entanto, o fato de fazer uma cesariana não nos tira a magia e a emoção de sermos mãe, muito pelo contrario, nunca se ouviu falar de mulheres que fizeram cesarianas e abandonaram seus filhos logo em seguida em caçambas de lixo, no meio do mato ou os jogaram pela janela do carro em movimento, então, para aquelas mulheres bitoladas que acreditam que o fato de termos cesáreas nos fazem menos Mães do que as que pariram naturalmente, só gostaria de dizer que a ignorância é algo da qual podemos nos livrar...
Enfim, mamães, seja qual for o seu tipo de parto, assim como li em um outro blog, o mais importante é ter o seu bebe, e com saúde e segurança.
Sempre tenham o PN como primeira opção, mas não tenham medo e nem vergonha de fazerem um PC se for necessário...
Duas semanas para o melhor dia de todos...
Isa Mamãe te ama...

Nenhum comentário:

Postar um comentário