quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Fissuras no Seio: O Vilão da amamentação...

Bom dia, através desse post, quero falar sobre algo muito doloroso: Rachaduras nos Mamilos durante a amamentação; Como todos sabem minha bebezinha esta com 1 mês e 25 dias, e é alimentada exclusivamente com leite materno, e assim pretendo fazer até que ela complete 6 meses.
No entanto, o que hoje é um paraíso do leite, no inicio foi um mar de Leite, sangue e Lágrimas, meus mamilos racharam de tal forma que amamentar se tornou uma verdadeira tortura, cada vez que ela ia mamar o meu organismo já estava preparado para sentir uma dor lascinante, a qual me fazia chorar, mas chorar mesmo, eu me contorcia, levantava as pernas, era uma dor que não tem nem grau para descreve-la, e foi assim durante o primeiro mês dela inteiro, e apesar de eu ter tentado de tudo, desde de pomadas especificas até mamão e banana, a unica coisa que me deu certo alivio, foi o Intermediário de Silicone, pois apesar de eu continuar sentindo muita dor quando ela pegava no seio, as fissuras e rachaduras ficavam intactas de forma que cicatrizaram, utilizei o intermediário de silicone por uma semana, e quando os bicos do seio já estavam cicatrizados não os utilizei mais, ainda estava dolorido, mas a minha vontade de amamentar foi muito maior do que qualquer dor que eu estivesse sentindo, e hoje, amamento sem nenhum problema, dor ou dificuldade, e garanto que todo sofrimento valeu a pena, minha Bebe esta cada dia mais linda, saudável e gordinha...

Materia retirada do site:

O que são mamilos rachados? 

Nos primeiros dias, a amamentação pode provocar algum desconforto no começo de cada mamada. Mas mamilos doloridos, rachados ou sangrando não são um efeito colateral comum da amamentação, e sim sinal de que a "pega" do bebê não está correta. É importante lembrar que a amamentação não é um ato dolorido e que se isso ocorrer é porque alguma coisa precisa ser mudada. 

Por vezes é possível ver sangue sem nem sentir dor. Um pouco de sangue que saia pelos mamilos na primeira semana de amamentação pode ser consequência do aumento de fluxo sanguíneo na região da mama e do crescimento do tecido produtor de leite. Essa condição deve melhorar, sem qualquer tipo de tratamento, em poucos dias. 

O que leva à fissura dos mamilos? 

A principal causa é a "pega" incorreta do bebê na hora da amamentação. Isso costuma provocar muita dor nos mamilos. Um melhor posicionamento da criança no mamilo tende a melhorar significativamente ou até a curar a dor. Outra causa pode ser deixar o bebê no peito quando ele não está mamando, apenas "mastigando" o bico. 

Caso seu filho tenha uma infecção por cândida na boca (o famoso sapinho), você poderá apresentar fissuras ou dores agudas no seio durante ou após cada mamada. Para maiores informações sobre essa infecção por fungo, leia nossos artigos sobre candidíase em bebês e candidíase em mães. 

Pele ressecada demais também pode provocar rachadura e até sangramento nos seios (uma condição conhecida como eczema, um tipo de dermatite). Os mamilos ou os seios podem ressecar devido ao clima, a resíduos de detergente nas roupas, a loções aplicadas na região da mama, sabonetes, talco, produtos para cabelo, desodorante ou perfume. Nesse caso podem-se passar pomadas específicas para a amamentação, hidratando a pele do mamilo. 

O uso incorreto da bombinha para extrair leite também pode machucar os mamilos, fazendo-os rachar ou sangrar. Certos equipamentos utilizados de forma mais brusca podem ferir o tecido mamário, rompendo os capilares. Em casos mais extremos, algumas mulheres chegam a apresentar hemorragia sob a mama devido à sucção excessiva da bombinha. 

Como cuidar? 

Caso seus mamilos rachem ou sangrem, veja abaixo algumas dicas do que fazer: 

• Vá ao médico assim que possível. Pode ser o pediatra do seu filho, o ginecologista ou a maternidade em que você deu à luz. É importante verificar se a pega do bebê no seio está correta, para que ele se alimente bem sem machucar seus mamilos. Com a orientação adequada, a amamentação não deve provocar nenhuma dor. Coloque seu filho de frente para o seio, com o rosto voltado para o seu corpo. A boca dele precisa estar bem aberta para que uma boa parte do mamilo e da aréola seja abocanhada. 

• Não use sabonetes, álcool, pomadas ou perfume nos mamilos. A limpeza da área somente com água é suficiente. 

• Faça um banho de sol ou de luz na região. Expor os seios durante 15 minutos à luz do sol (ou a uma lâmpada incandescente de 40 watts a uma distância de 40 cm) ajuda na cicatrização. 

• Passe o próprio leite materno ao redor dos mamilos. Faça isso antes e depois de amamentar -- ajuda nas rachaduras e a prevenir infecções. 

• Tome um analgésico. Se a dor for muito forte, tome um analgésico cerca de 30 minutos antes de dar de mamar. Não deixe de conversar com seu médico sobre o tipo de remédio mais adequado ao seu caso. O paracetamol costuma ser liberado para a amamentação. 

O uso de conchas especiais no intervalo entre as mamadas pode ajudar na cicatrização, porque diminui o atrito do mamilo com o tecido do sutiã ou com o absorvente para seios. 
Se a rachadura ou algum machucado não derem sinal de melhora, marque uma consulta com seu médico o quanto antes. 

Os mamilos rachados vão afetar meu filho de alguma forma?

Os bebês geralmente ignoram esse tipo de incômodo da mãe. Sangue no leite não causa danos a eles, e o aleitamento pode prosseguir normalmente. A questão mais importante nesse caso é corrigir o problema e cicatrizar o mamilo o mais rápido possível, para que a amamentação volte a ser prazerosa para vocês dois. Contudo, se a pega do bebê não estiver correta, ele pode acabar tomando muito do leite inicial, que mata a sede, mas não um volume suficiente do leite posterior, do final da mamada, rico em calorias. Se isso acontecer, a criança tende a não ganhar peso direito. 

Não se assuste se vir sangue num regurgitamento ou num vômito do bebê. Se seu seio estiver rachado, provavelmente o sangue é seu, não dele. Fique de olho e, se não melhorar, fale com o médico. 

Devo continuar a amamentar? 

A amamentação pode ser uma das experiências mais gostosas da vida de uma mulher, mas convencer uma mãe com mamilos rachados e sangrando disso é tarefa quase impossível. Se deseja continuar a amamentar, saiba que há tratamento para o problema e que, com a ajuda certa, você acabará experimentando um aleitamento indolor e até prazeroso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário